10 dicas para conhecer Ouro Preto da melhor forma

O estado de Minas Gerais sempre reuniu atrativos para o turismo. Um desses locais, que está em crescente na lista dos brasileiros que buscam por viagens nacionais é Ouro Preto. Você já ouviu falar sobre esse lugar?
Conheça a seguir 10 dicas para conhecer a cidade de Ouro Preto da melhor forma, sem que alguma atração fique de fora do roteiro. Acompanhe e veja como esse lugar é maravilhoso!

1. Igrejas
Essa cidade do interior de Minas é conhecida pela sua importância na história do Brasil. O local foi passagem da Estrada Real, tendo uma série de igrejas antigas, que representam a história e arquitetura da época.
Ou seja, para você que curte viagens históricas, Ouro Preto é o lugar ideal! Algumas dessas igrejas são a de São Francisco de Assis, a Basílica de Nossa Senhora do Pilar e a de Santa Efigênia dos Pretos – esta última era a única destinada aos escravos da época.

2. Minas de ouro
Como o próprio nome do estado já diz, Minas Gerais, a região era repleta de mineradoras, que traziam muita fortuna àqueles que se arriscavam nessa escavação debaixo da terra.
Uma delas, que até hoje possui seus caminhos perfurados em rochas e montanhas, é a Mina Du Veloso. Ela está aberta para visitação e possui todos os equipamentos de segurança necessários.

3. Carnaval
Quem disse que carnaval é somente nos estados do Rio de Janeiro ou Bahia? Essa festança também é muito conhecida em Ouro Preto. Por sinal, essa é uma das principais dicas para se conhecer nesse lugar!
Diferente dos desfiles de escolas de samba, nessa região é comum o famoso carnaval de rua, fechando inúmeras delas pela cidade e deixando livre para que as pessoas curtam o lugar.

4. Cachoeiras
Para aqueles que gostam de se refrescar, a cidade pode não ter mar e nem mesmo ser litorânea, mas possui inúmeras cachoeiras. Algumas delas, para que você conheça e desbrave as suas exuberâncias, são as cachoeiras do Bigode e do Castelinho.

5. Museus
Se a cidade de Ouro Preto é histórica não poderia faltar museus para representar tudo que aconteceu na região. O lugar é repleto desses pontos, sendo um dos principais objetivos de quem visita o estado de Minas Gerais.
O Museu da Inconfidência é o maior deles. Ou seja, não deixe de anotar em sua listinha!

6. Culinária
A culinária de Minas Gerais: quem nunca ouviu falar? O estado é conhecido também pelos seus pratos típicos e alimentos como o pão de queijo, queijo com goiabada, entre muitos outros.
Caso você vá conhecer a região de Ouro Preto, não deixe de desfrutar os sabores culinários do estado mineiro.

7. Trilhas
Não poderíamos deixar de falar sobre as trilhas. Muitos estudantes de cursos como Turismo e Geografia visitam a região, pois além dela representar a Estrada Real dos portugueses, existem inúmeros lugares lindíssimos para se conhecer nesse caminho.
Mas, caso você seja só um curioso, as trilhas pelo Parque Pico do Itacolomi são excelentes.

8. Trem
O estado de Minas Gerais também é representado pelos trens que ali passavam. Essa era a forma mais comum de transportar todos os minérios que eram retirados daquela região, deixando linhas abandonadas pela cidade de Ouro Preto e até algumas ativas, como o trem que liga Ouro Preto a Mariana.
9. Universidade
Quem disse que os estudos também não entram nessa lista de dicas para conhecer Ouro Preto? A cidade possui a famosa Universidade Federal de Ouro Preto, uma das melhores do Brasil, referência em pesquisa científica no país.
Aproveite para conhecer a rotina dessa universidade e para aprender um pouco mais sobre a região.

10. Cidade de Mariana
Por último e para encerrar as nossas dicas de lugares para conhecer na cidade de Ouro Preto, desviamos um pouco do foco e chegamos a outro destino: Mariana. O lugar fica bem próximo, sendo outra região histórica, com inúmeros passeios para fazer.
Aproveite a ida ao estado de Minas Gerais e conheça tudo que puder! Mais que encantador, ele é repleto de monumentos históricos e experiências que irão ganhar o seu coração.

Linhas Áreas e Operadoras