Desvende os mistérios do Poço Azul da Chapada Diamantina

O Poço Azul da Chapada Diamantina, no estado da Bahia, e sobre ele pairam diversos mistérios. Está localizado no município de Nova Redenção, sendo um dos passeios mais famosos da região. Quem vai conhecer o Poço Azul aproveita para conhecer também o lindo Poço Encantado, que fica bem perto.

A seguir vamos conhecer as principais informações sobre o Poço Azul, bem como os mistérios que envolvem o lugar. Confira.
Principais informações sobre o Poço Azul
O lugar fica dentro de uma gruta, e de fato é deslumbrante: o nome se dá pela coloração da água, que é um verdadeiro espetáculo da natureza. No início da tarde, o sol ilumina o interior da caverna, deixando o lugar ainda mais bonito. A água ser tão azulada se deve justamente à incidência do sol, que entra pela fenda da gruta e gera um efeito espetacular, que encanta a todos os visitantes.


Para a alegria dos turistas, é permitido tomar banho no Poço Azul. Contudo, para entrar, algumas regras precisam ser seguidas, a fim de manter preservada a beleza e a riqueza arqueológica da área. Não é permitido o uso de cremes, repelentes de insetos ou protetor solar na pele, e ainda é preciso tomar uma ducha antes de flutuar nas águas do Poço. E, para que todos possam aproveitar o espaço, na alta temporada, só são permitidos 15 minutos de flutuação.

Também é paga uma taxa de entrada, e as máscaras, snorkels e os coletes para flutuação são fornecidos no próprio local, sendo permitido permanecer no interior da gruta apenas mediante o uso de capacete. Mas seguramente essas pequenas restrições não desanimam em nada os visitantes do Poço Azul e o encantamento é garantido.


Além disso, só é permitido o banho em alguns trechos. A profundidade pode chegar a 16 metros e, ainda assim, é possível observar as rochas no fundo.
Os mistérios em torno do Poço Azul
Descoberto em 1992, o Poço Azul foi a maior descoberta paleontológica brasileira dos últimos tempos. É o maior sítio submerso paleontológico do Brasil, e nele estão fósseis de mais de 40 espécies de animais da pré história. Entre elas o mastodonte, o tigre dente-de-sabre e a famosa preguiça gigante, um dos maiores mamíferos da pré história da América do Sul. O animal chegava a medir seis metros de comprimento. Os fósseis foram descobertos no ano de 2005, e no mesmo ano a gruta do Poço Azul foi tombada pelo IBAMA.

O que não faltam são histórias a respeito desses animais que viviam no Brasil em um período estimado entre 10 mil e 20 milhões de anos. Os fósseis dos animais foram encontrados a mais de 15 metros de profundidade.
Melhor época para visitar Poço Azul
A Chapada Diamantina é uma região privilegiada, onde faz sol praticamente durante o ano todo. Praticamente em qualquer época do ano é possível apreciar a vista deslumbrante do interior da gruta, mas para curtir um efeito ainda mais incrível, visite entre os meses de abril e setembro. E prefira também o horário entre 11h e 13h30, já que é quando o sol incide de maneira mais intensa na fenda da gruta, deixando as águas em seu interior ainda mais azuis.

Linhas Áreas e Operadoras