Está na hora de conhecer: Parque Nacional Serra dos Órgãos – RJ

O Rio de Janeiro é um destino famoso nacional e internacionalmente por conta de suas belezas naturais que esculpem belas paisagens entre praias e morros. Mas para além das praias, o Rio de Janeiro reserva ainda uma super atração que vale a pena incluir no roteiro: o Parque Nacional Serra dos Órgãos.

Se você já visitou o Rio de Janeiro, mas não conhece esse Parque está na hora de incluí-lo na sua lista de atrações e nós vamos te explicar o porquê a seguir. Confira.
PARNASO: o Parque Nacional Serra dos Órgãos
O Parque Nacional Serra dos Órgãos, conhecido também pela sigla PARNASO, já tem mais de 50 anos de história, tendo sido criado em 1939. O Parque é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral que tem como objetivo contribuir para a preservação de ecossistemas importantes para a fauna e flora brasileira, sendo o terceiro parque mais antigo do país.

Está localizado no chamado maciço da Serra dos Órgãos e abrange quatro municípios, sendo eles: Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis. Com mais de 20 mil hectares, todo o local é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

Com tantos anos de história, o Parque já enfrentou diversos períodos e crises, mas hoje se mantém como uma ótima opção de passeio para quem está de passagem pelo Rio de Janeiro, possibilitando a realização de diversas atividades.
O que fazer no PARNASO?
Quem não gosta de passear em meio à natureza e belas paisagens, não é mesmo? Mas além de ser um destino para quem quer relaxar junto à natureza, o PARNASO também é o paraíso para quem gosta de praticar esportes ao ar livre.

Quem visita o parque, além de poder contemplar as paisagens exuberantes, também pode realizar atividades como caminhadas, rapel, escaladas, entre diversas outras aventuras. Além disso, para quem prefere atividades mais tranquilas é possível também realizar piqueniques e visitas históricas e culturais ou tomar um belo banho de cachoeira.

Já se você gosta de trilhas, o Parque oferece diversas opções, como: Trilha Cartão Postal (como o nome já sugere, essa trilha oferece uma linda vista das montanhas da Serra); Trilha Mozart Catão (trilha moderado com um belo mirante ao final); Trilha 360 (trilha moderada, que dura cerca de 3 horas e também oferece um incrível mirante); Trilha Pedra do Sino (trilha considerada longa e pesada, porém com vistas incríveis para a cidade do Rio de Janeiro); entre outras, pois o Parque abriga a maior rede de trilhas do país.

Além de todas as atividades o Parque conta com quase 3 mil espécies de plantas, mais de 400 espécies de aves e ainda mamíferos, anfíbios e répteis, incluindo animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas.

Ficou com vontade de conhecer esse destino incrível? Visite o site oficial do Parque e confira todos os horários e ingressos disponíveis (há ingressos a partir de R$ 4,00, podendo chegar a R$ 59,00) e comece a se organizar para visitar esse paraíso. Certamente é um passeio que não irá te decepcionar, vale a pena!

Linhas Áreas e Operadoras