Vila Bela da Santíssima Trindade e seus mistérios

Se você está planejando uma viagem por destinos cercados de belezas naturais de tirar o fôlego e ainda não sabe para onde ir, Vila Bela da Santíssima Trindade pode ser o lugar perfeito pra você. A cidade é simples, porém como o nome já diz conta com as paisagens mais belas, capaz de tirar suspiros de quem passa por ela.

Uma das curiosidades do local é que Vila Bela, fundada em 19 de março de 1952, foi considerada a primeira capital de Mato Grosso. Porém, por ter pouca infraestrutura e ser distante dos grandes centros, foi substituída por Cuiabá, em 1835.

Algumas das tradições da cidade são relembradas em festas como a do Congo, comemorações religiosas e dança do Chorado. Na cidade há uma mistura cultural de origem europeia, indígena e africana.

Vila Bela fica localizada a 520 km de distância da atual capital de Mato Grosso, Cuiabá. A cidade é quase desconhecida pela maioria dos brasileiros, porém é recheada de atrações naturais incríveis que merecem destaque.

Atualmente a cidade tem cerca de 17 mil habitantes, poucos hotéis e restaurantes. Por isso, é bom se programar bem antes de viajar. Porém, em compensação, os lugares são lindos e a garantia de se apaixonar pelo local é grande. Confira algumas de suas atrações a seguir.
Cachoeira dos Namorados
A cachoeira dos namorados é uma atividade ao ar livre excelente para quem deseja conhecer os encantos de Bela Vista.

Para chegar até ela é necessário fazer uma pequena trilha de 3km, e cruzar a ponte sobre o Rio Guaporé e o local não oferece infraestrutura, o que é recompensado com diversas belezas naturais e águas cristalinas.

Recomenda-se visitá-la no período chuvoso (janeiro) para ver a cachoeira com seu máximo vigor. O barulho das águas caindo pela cascata é maravilhoso!
Cachoeira do Jatobá
O lugar é maravilhoso e repleto de belezas naturais intocadas. Outra dica é aproveitar a Cachoeira do Jatobá, que tem 250m e é considerada a maior do Mato Grosso, além de ser a 4ª maior cachoeira do Brasil.

O nome da cachoeira é originário da grande quantidade de árvores dessa espécie no local.

Para chegar até a cachoeira é necessário realizar uma trilha de 6 km pelo leito do córrego Avaíde e recomenda-se ir de tênis para não escorregar.

Não há custos para visitar o lugar e a água da cachoeira é tão limpa que é possível bebê-la!
Cânion da Serra Ricardo Franco
A paisagem para quem visita o lugar é de tirar o fôlego. O Cânion da Serra Ricardo Franco fica localizado dentro do Parque da Serra Ricardo Franco, e é uma das aventuras mais procurada pelos turistas.

A beleza rústica do local é preservada por rochas altas e oásis azuis. É necessário percorrer uma trilha de 4km para chegar até o Cânion e o percurso é revestido por diversas árvores exuberantes e pedras.

As águas do Cânion da Serra Ricardo Franco são cristalinas e merecem ser visitadas.

Esses são apenas alguns dos encantos dessa cidade mato grossense. Ao visitá-la você descobrirá muito mais! Inclua-a no seu roteiro e você não irá se arrepender.

Linhas Áreas e Operadoras